26/06/2020
Fonte: Instituto Positivo
A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de mudanças na rotina está trazendo importantes reflexões sobre o novo normal. Apesar das inúmeras dúvidas, é certo que a troca de experiências e a colaboração serão cada vez mais necessárias e exigirão maior investimento em inovação e tecnologia.
Pensando em valorizar esses aspectos e jogar luz aos movimentos que estão sendo desenvolvidos dentro das escolas do Rio Grande do Sul, o ADE Norte Gaúcho, em parceria com as secretarias municipais e estadual de Educação e com o laboratório de Ciência e Inovação para a Educação (InovaEdu) da Fundação Imed, está promovendo o EduConecta21. Essa é uma iniciativa que surgiu para apresentar experiências práticas e soluções de aprendizagem no contexto da pandemia e já está ganhando amplitude nacional.
“Em uma reunião de gestores, percebemos que estavam acontecendo muitas coisas legais em relação a soluções de aprendizagem em meio à pandemia. Por isso, decidimos dar voz para as iniciativas dos municípios, para que eles pudessem compartilhar com os demais integrantes do ADE. O evento acabou ganhando maiores proporções: a expectativa era de 200 participantes e, na primeira edição, chegamos a 2.300 inscritos”, explica Amilton Martins, líder do InovaEdu e articulador do ADE Norte Gaúcho.
A primeira edição do evento digital aconteceu no mês de maio e contou a participação de profissionais de 20 estados brasileiros. Compartilharam boas práticas os municípios de gaúchos de Getúlio Vargas, Ernestina, Carazinho, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Tio Hugo, Caseiros, Tapejara, Sertão e Camargo. Foram relatadas experiências de ações e formações intersetoriais, envolvendo secretarias de saúde e assistência social; projetos de acolhida e apoio à comunidade e iniciativas que passaram a utilizar tecnologias para a gestão e o planejamento educacional.
A partir de agora, o Arranjo pretende promover o evento mensalmente, mesmo depois do fim da pandemia. O objetivo é continuar levando a troca de experiências aos educadores e apresentando brevemente a compreensão teórica dos temas em debate.
Atendendo à demanda dos participantes do evento, a próxima edição do EduConecta21 vai tratar do tema Letramento em Programação. O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo canal EduConecta21 no YouTube, que também disponibiliza o conteúdo na íntegra para acesso posterior.