A Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação deu seus primeiros passos em 2017, sob a liderança de quatro consórcios intermunicipais (AMVAPA/SP, CIVAP/SP, CODIVAR/PB e COGIVA/PB), que criaram suas Câmaras Técnicas de Educação no contexto do Programa Melhoria da Educação, iniciativa do Itaú Social, e por perceberem os ganhos que o compartilhamento de boas práticas e de experiências decidiram constituir uma Rede.

Depois de produções importantes, como a carta de princípios e a primeira versão do planejamento dessa Rede, o contato com outros formatos de colaboração intermunicipais (notadamente os Arranjos de Desenvolvimento da Educação - ADEs, que vinham em uma trajetória muito interessante de trabalho, muitos com o apoio do Instituto Positivo) fez surgir a ideia de que o espaço da Rede pudesse ser mais plural. Foi assim, ao final de 2018, que o Comitê Gestor opta por expandir esse perfil de integrantes e em 2019 a Rede é rebatizada para Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

 

Em 2019 a nova Rede passa a ser composta por 15 territórios. Esse número se expande para 21 territórios em 2020 e ao final de 2022 a Rede de Colaboração reúne 23 iniciativas.

 

Histórico

 

Ao longo dos mais de 6 anos de história, a Rede de Colaboração promoveu diversos momentos para integrações, formações e trocas de experiência com seus territórios integrantes.

Na linha do tempo abaixo é possível recuperar um pouco dessa trajetória.

Histórico