10/05/2018
Fonte: CIVAP
O colegiado de gestores da Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP, com apoio institucional do Itaú Social e apoio técnico da Oficina municipal, trabalhou durante dois anos na construção de um documento padronizado, composto por diretrizes e modelos, para a condução do Atendimento Educacional Especializado - AEE, nas redes municipais dos 35 municípios consorciados, integrantes da Câmara Técnica. A proposta foi oferecer aos dirigentes e profissionais da educação uma ferramenta de apoio para gestão do AEE nas escolas municipais, que atendem a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, seja nas salas de apoio, ou ensino regular, visando a melhoria da oferta em educação especial na região.
Em 2017 e 2018, uma comissão de coordenação, formada por gestores da Câmara e colaboradores do Consórcio, por meio de um trabalho voluntário, se debruçou no levantamento de demandas da área de AEE, de todos os municípios do território de abrangência do Civap, e, a partir deste levantamento, deu início à produção do Guia, que contou também com a colaboração de profissionais especialistas em educação especial. Todo o processo de construção do Guia foi constantemente submetido à avaliação e validão dos membros da Câmara Técnica, hoje composta por 70 profissionais, entre gestores e técnicos da educação.
No início de 2019, foi lançado oficialmente o Guia “Atendimento Educacional Especializado: uma experiência da Câmara Técnica de Educação do Consócio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap”, em sua versão on line, disponibilizada a todos os municípios e comunidade em geral. Com esta ação o colegiado busca a melhoria do atendimento educacional especializado.
Abrir documento em anexo