10/05/2017
Fonte: ADE Granfpolis
Desde 2017, e ainda em execução, o conjunto de municípios que integram o ADE Granfpolis (SC) estabeleceu uma meta ambiciosa e muito importante: corrigir o fluxo escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao garantir que alunos repetentes aprendam e desenvolvam competências necessárias para seguir em frente em sua trajetória escolar, acelerando um ou dois anos escolares, conforme seu aproveitamento e idade.
Para tanto, com o apoio do Instituto Ayrton Senna e do Instituto Positivo, eles desenvolveram um programa no qual, durante um ano os conteúdos básicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma que o aluno domine conhecimentos e avance nos estudos. Ao mesmo tempo, desenvolveram no programa estratégias que visam fortalecer a autoestima, desde o primeiro dia de aula, sobre a capacidade destes alunos terem sucesso, aprender e passarem de ano.
A realização deste programa envolve a realização de testes diagnósticos para auxiliar a equipe escolar a identificar os alunos e encaminharem para turmas heterogêneas em idade e ano de origem, com no máximo 25 estudantes, acompanhados por professores capacitados especialmente para atuarem com a metodologia do programa.
Além do apoio dos parceiros, cada município garantiu aos professores e Coordenadores pedagógicos a participação nas formações relacionadas ao programa.
Quer conhecer mais sobre o ADE Granfpolis? Acesse: http://www.redeintermunicipaledu.com.br/page-integrantes-item/19