No último dia 14 de agosto, a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação realizou sua II Reunião de líderes, atividade realizada bimestralmente com lideranças das 21 iniciativas de colaboração que integram a Rede. O encontro, em formato de videoconferência via Plataforma Zoom, teve como tema central a transição de gestão que ocorrerá em 2020, haja vista as mudanças decorrentes das eleições municipais no quadro de governantes e dirigentes à frente das secretarias de educação no país.
Entoada pelo convite "Vamos aprimorar nossa forma de CONECTAR com o legado e com o como o deixamos?", a reunião contou com a participação de aproximadamente 50 líderes da Rede e de maneira especial, com as presenças do Presidente Nacional da UNDIME, Prof. Luiz Miguel Martins Garcia e da Superintendente do Itaú Social, Ângela Dannemann.
Na ocasião, após a realização de dinâmicas de grupos envolvendo a visualização criativa de cenários futuros para as redes municipais de ensino, a Rede de Colaboração selou uma importante parceria para o 2º semestre: uma ação em parceria com a UNDIME e apoio do Itaú Social para promover o compromisso dos dirigentes municipais que integram a Rede de Colaboração com uma boa transição de gestão neste ano.
Em linhas gerais, a ação visa promover o compromisso dos dirigentes municipais de educação na elaboração de Memoriais de gestão das secretarias, preferencialmente - mas não exlcusivamente - fazendo o uso da Plataforma CONVIVA, de modo que a secretaria disponilize dados e resultados da gestão para os futuros dirigentes, contribuindo assim com uma transição mais transparente, republicana e que auxilie na continuidade das políticas públicas educacionais para a garantia initerrupta do direito à educação para alunos e alunas das redes municipais de ensino.
A mobilização em prol da boa transição de gestão começará no mês de setembro, e espera-se que a ampla maioria dos quase 400 dirigentes municipais de educação que integram a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação assumam este importante compromisso com a educação pública brasileira, assinando simbolicamnete uma carta compromisso.