No dia 21 de agosto, representantes das 15 iniciativas de colaboração em educação que integram a Rede estiveram reunidos na capital paulista para participarem do 1º Encontro de Formação da Rede neste ano. Trata-se da primeira formação que compõe um Ciclo Formativo com diversos temas, todos buscando o fortalecimento das Câmaras Técnicas de Educação e arranjos de desenvolvimento da educação. Este Ciclo Formativo, que conta com o apoio de importantes parceiros da Rede – Itaú Social, Instituto Positivo e Instituto Natura – foi elaborado a partir de um diagnóstico situacional realizado no início de 2019, e que auxiliou estas instituições na identificação de demandas formativas e de especialização dos gestores e lideranças das iniciativas.
A primeira formação, com o tema: Pedagogia da Colaboração – aspectos cognitivos, contou com a mediação do especialista Fábio Brotto, que responsável pelo Projeto Cooperação, desenvolveu durante um dia completo, um conjunto de dinâmicas de grupo voltadas à compreensão de que como se colocam as interações humanas nas organizações e na sociedade, e como é possível desenvolver ambientes mais cooperativos. Os participantes saíram da formação com a missão de compartilharem com seus pares as lições aprendidas e colocarem em prática as descobertas da formação.