26/06/2020
Fonte: Instituto Positivo
Um dos requisitos de sucesso para os Arranjos de Desenvolvimento da Educação é a rotina de encontros entre os participantes, essencial para fortalecer o engajamento e o vínculo de confiança do grupo. Afinal, todo e qualquer trabalho colaborativo é feito, acima de tudo, de pessoas que precisam estar próximas e dispostas a assumir compromissos coletivos. Para isso, o contato, o convívio e o compartilhamento de vivências em espaços que respeitam a diversidade e buscam consensos são as formas mais comuns de manter os laços fortes e a saúde das relações interpessoais.
Em tempos de distanciamento social e com as recomendações de evitar aglomeração de pessoas, os ADEs de todo o Brasil estão buscando alternativas para manter o contato e alimentar os vínculos da colaboração. Mesmo que de forma virtual, as iniciativas buscam promover ações de acolhimento, apoio e união.
Com a motivação de partilhar e contribuir para suprir as ansiedades e angústias dos dirigentes municipais de Educação, o ADE Noroeste Paulista está organizando transmissões ao vivo em sua página do Facebook. Os vídeos são conduzidos pelo secretário de Educação de Votuporanga, um dos 65 municípios integrantes do Arranjo, e tem como objetivo confortar, informar e criar estratégias comuns para a Educação municipal do território.
“Primeiramente, fizemos uma consulta com todos os secretários que compõem o ADE para definir os temas que seriam abordados na live. Colhemos quais eram as principais necessidades de informações e sobre o que eles gostariam de discutir. Tudo foi feito em parceria com os demais municípios, configurando a realização de um dos nossos fóruns; de um dos nossos momentos de encontro”, explica Marcelo Batista, secretário de Educação de Votuporanga e coordenador executivo do Arranjo.
O primeiro encontro virtual tratou de assuntos relacionadas ao desenvolvimento da Educação em casa, preparação de materiais para os alunos da Educação infantil, além de temas como alimentação escolar, calendário escolar e questões de cunho legal, como os informes dos conselhos de Educação. As demais transmissões ao vivo vão tratar mais profundamente sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação para Jovens e Adultos e as atividades dos professores especialistas.
Por ser uma ação realizada de forma pública nas redes sociais, outros dirigentes de Educação que não participam do Arranjo puderam participar como ouvintes, expandindo o alcance e envolvendo pessoas de várias regiões do país.