10/09/2019
Fonte: CDS LS
Iniciativa de colaboração responsável pela realização: Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do litoral Sul da Bahia - CDS/LS
Período de realização: A ação foi realizada em 10 de setembro, com duração de 01 dia, porém envolvendo os municípios no planejamento participativo desde abril de 2019.
Objetivos: O Fórum teve como objetivo discutir e propor estratégias para garantir os direitos de aprendizagem através da construção do Referencial Curricular alinhado com a Base Nacional Curricular Comum, considerando as características territoriais.
Público envolvido: Estiveram presentes dirigentes municipais de educação, gestores escolares, coordenador pedagógico, professores, técnicos em assuntos educacionais, assessores em educação e representantes do Conselho Municipal de Educação.
Atividades desenvolvidas: As atividades do II Fórum Regional de Educação foram estruturadas em dois momentos. No primeiro momento, na parte da manhã, estruturou-se uma Roda de Conversa com especialistas sobre questões relacionadas às “Orientações sobre o Processo de (Re)elaboração e Implantação do Referencial Curricular: o que une os municípios no território Litoral Sul da Bahia?”, sobre o “Currículo de Identidade do Estado da Bahia: discussão dos seus pressupostos teóricos”, reflexões sobre “Projeto Político-Pedagógico e sua consonância com a BNCC e com o Currículo Bahia”, e para finalizar essa parte, apresentou-se uma discussão tratando do papel do “Conselho Municipal de Educação abordando a sua importância no processo de normatização do referencial curricular nos municípios do território Litoral Sul. No segundo momento, foram realizadas nove oficinas pedagógicas, voltadas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e dos Anos Finais, Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares, sobre BNCC na Prática, Referencial Curricular, (re)elaboração de Projetos Político-Pedagógicos, (compreendendo competências, habilidades, direitos de aprendizagem e desenvolvimento, campos de experiências, planejamento por competências e habilidades, metodologias ativas e avaliação da aprendizagem. As oficinas foram distribuídas em salas do campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, com duração de quatro horas de atividades práticas e dialógicas, envolvendo mais de 500 inscritos, com 400 presentes, com uma abrangência de diversos territórios do estado da Bahia.
Recursos utilizados dos municípios para a realização da ação: A realização do Fórum contou com o apoio institucional da UNDIME/BA, do Instituto Anísio Teixeira, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e rateio entre os municípios para custeio da ação. Como lição aprendida ficou a possibilidade de se cobrar uma taxa simbólica de inscrição nos próximos eventos para obtenção de autonomia financeira.
Apoiadores e parceiros: O II Fórum Regional de Educação do Litoral Sul da Bahia foi uma iniciativa do Fórum Regional de Secretários da Educação - FORSEC e da Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul - CDS LS, que realizaram no dia 10 de setembro de 2019, no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC o evento com o apoio da Associação dos Municípios da Região Cacaueira - AMURC, da UESC e demais parceiros como: UNDIME, o Programa Agir Mais, o Instituto Anísio Teixeira - IAT, a UNDIME-Ba, o Instituto Arapyaú, a M dos Santos, Serviços Administrativos – ME/Insight Management, em parceria com os municípios consorciados.
Principais resultados: O II Fórum Regional de Educação do Sul da Bahia ocorreu de forma exitosa, considerando a pluralidade do público presente e a análise das avaliações e devolutivas do público participante. Com mais de 500 inscritos e um público aproximado de 400, representado por gestores (as), professores (as), coordenadores (as), estudantes, convidados (as), e autoridades dos 26 municípios do Território Litoral Sul, e outros diversos municípios do estado da Bahia, foram realizadas 09 oficinas pedagógicas tratando de temas relevantes com mais de 40 inscritos, cada uma, demonstrando a relevância e importância das temáticas abordadas. A participação do público foi efetiva e qualificada, os palestrantes contribuíram imensamente para a “Roda de Conversa”, e “oficinas”, provocando profundas reflexões sobre os temas propostos e lançando luz e orientações sobre o curso de ação que os municípios deveriam tomar para a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular.