13/09/2021
No último dia 13 de setembro, das 15 às 17 horas, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Território dos Guarás, do estado do Maranhão, promovou com a Professora Pilar Lacerda sobre o contexto atual e processos de avaliação pós-pandemia.
Participaram deste diálogo aproximadamente 40 pessoas, entre dirigentes municipais de educação, professores e gestores escolares dos 09 municípios que integram a iniciativa de colaboração - Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.
O interesse pelo tema partiu da preocupação dos gestores das secretarias com os efeitos da interrupção das atividades presenciais nas escolas na aprendizagem dos estudantes das redes, que agora, com a retomada, demandariam maior esforço por parte dos profissionais da educação em minimizar e até mesmo recuperar os eventuais déficits de aprendizagem.
A Professora e consultora Pilar Lacerda aproveitou o diálogo para apresentar a Plataforma de apoio à aprendizagem, iniciativa desenvolvida a partir de uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio de um conjunto de instituições, para apoiar as redes públicas de ensino do país no momento de retomada das atividades presenciais após o período de isolamento social.
Dentro da Plataforma, de forma gratuita, o profissional de educação tem à sua disposição ferramentas relativas a combate à Covid-19, fortalecimento socioemocional e priorização do currículo, atividades para verificar o desempenho dos estudantes e orientações pedagógicas, além de um guia para elaboração de instrumentos de avaliação.
O diálogo, realizado pela plataforma Google Meet, foi realizado com o apoio e articulação da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e apoio do Itaú Social. Até dezembro deste ano, as 21 iniciativas de colaboração que integram a Rede poderão realizar diálogos com suas redes com o apoio e mediação da Professora Pilar Lacerda, em mais um esforço de apoiar o trabalho colaborativo em educação nos territórios.
Assista abaixo ao diálogo e se quiser acesse o material utilizado pela Professora Pilar Lacerda clicando abaixo em "Abrir documento":
Abrir documento em anexo