Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Chapada Diamantina e regiões

 Localização: Bahia

A primeira experiência de trabalho em colaboração entre municípios surgiu em 1997, no interior da Bahia. Na época, a região da Chapada Diamantina registrava índices altíssimos de analfabetismo, imersa num cenário em que a educação não era prioridade. Uma professora decidiu que era necessário mudar isso e avaliou que o único caminho viável era a união e colaboração.

Para dar início ao projeto, 12 municípios foram mobilizados. Numa região extremamente vulnerável, os dois principais desafios que enfrentavam eram a alfabetização e a evasão escolar. Os gestores e educadores envolvidos iniciaram as trocas de experiências, implantaram a formação continuada dos professores, instituíram o cargo de coordenador pedagógico e diretor escolar e buscaram apoio com parceiros técnicos. Atualmente, estes municípios compõem o território com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado da Bahia. 

Municípios integrantes: Andaraí, Boa Vista do Tupim, Cafarnaum, Curaça, Gentio do Ouro, Ibitiara, Iraquara, Itaberaba, Itaete, Lajedinho, Marciolínio Sousa, Oliveira dos Brejinhos, São Felix do Coribe, Seabra, Souto Soares, Tapiramutá, Wagner. 

Site: www.institutochapada.org.br

Facebookhttps://www.facebook.com/institutochapada/ 

Contato: 

 

Algumas ações em colaboração realizadas: