Câmara Técnica de Educação do CDS LS/BA apresenta planejamento estratégico para a educação do território

Fonte: CDS LS/BA

Com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica da educação municipal e suas equipes, e assim contribuir com a formulação, implementação e acompanhamento da política educacional, a Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) do estado da Bahia entregou, na última quinta-feira, 09, o Planejamento Estratégico Regional de Educação realizado pelos secretários dos municípios consorciados.

O trabalho é fruto da participação do CDS-LS do Edital do Programa Melhoria da Educação (2021-2024) realizado pelo Itaú Social e visa busca selecionar municípios e iniciativas de colaboração intermunicipal para participar dos processos formativos com a intenção de contribuir com o fortalecimento das Secretarias Municipais de Educação.

O presidente do CDS-LS, Antônio de Anízio, parabenizou os secretários municipais e agradeceu o Itaú Social e destacou que essa é mais uma iniciativa realizada pela CTE em prol da educação do território, garantindo acesso, permanência e aprendizado com equidade.

De acordo com a coordenadora da CTE, Luzinete Miranda Santos Pinto, secretária municipal de educação de Itapé, na missão foi promover junto aos municípios integrantes do CDS LS, ações consorciadas para a Educação, com efetividade e qualidade necessária, que resulte na sustentabilidade, eficiência e eficácia da Educação Pública, visando o desenvolvimento humano com inclusão.

“Trabalhamos arduamente durante 4 meses, ininterruptos, em um momento atípico para a educação do Território Litoral Sul, por conta do cenário pandêmico. É com muita alegria que finalizamos 3 etapas da nossa participação nesse programa, apesar de todos os desafios enfrentando para a garantia de uma educação de qualidade. Mas, esse Planejamento Estratégico nos proporcionou muitos aprendizados e a descoberta de novas possibilidade. Estamos juntos e confiantes para seguimos firmes na etapa de implementação inicial”, expressou a coordenadora CTE.

Para o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, apesar de muito trabalho realizado, desde 2011 quando criamos o Programa Agir e o Fórum Municipal de Secretário de Educação (Forsec) não vivemos plenamente uma educação de qualidade por razões que são complexas. Apenas 6 consórcios, a nível nacional, desenvolvem essa atividade e esse momento permite mais uma análise técnica necessária para avançarmos mais e mais rápido, para a garantia desse direito constitucional plenamente, que é educação de qualidade.

Já a articuladora Regional e coordenadora do Programa Agir Mais, Rita Souza, ressaltou que o Planejamento Estratégico Regional foi construído a partir de ações coletivas dos municípios consorciados, subdivido em três células, para melhor compreender os dilemas educacionais vivenciados pelos municípios a partir do diagnóstico situacional.

“Cada município propôs as ações estruturantes para a melhoria da educação pública de todo o território, com base nos princípios da CTE. Desse modo, colaborar para a elaboração desse Plano Estratégico foi muito gratificante, principalmente por acompanhar o interesse de cada gestor no que diz respeito ao avanço educacional, com dinâmica de semear para colheitas futuras”, finalizou Rita Souza.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Relacionados

Integrantes da Rede visitam o Consórcio de Municípios e Instituto de Educação na Chapada Diamantina

28/07/2018 - A visita técnica oportunizou troca de experiências entre as instituições, que participarão, do "III Encontro da Rede de Consórcios Intermunicipais de Educação"

leia mais
Consórcio Conisul de Alagoas recebe o Programa Melhoria da Educação

31/07/2018 - Os 17 prefeitos dos municípios Consorciados ao Conisul assinaram, no dia 11 julho, o acordo de cooperação para implantação do Programa Melhoria da Educação no Município iniciativa da Fundação Itaú...

leia mais